Instituto Pensar - Bolsonaro nomeia terceiro colocado para reitor da UFPB

Bolsonaro nomeia terceiro colocado para reitor da UFPB

por: Nathalia Bignon

(Foto: Reprodução)

Em uma nova mensagem de autoritarismo, Jair Bolsonaro (sem partido) indicou para reitor um nome que não foi o mais votado em uma universidade federal. Isso já tinha acontecido anteriormente em outros estados e nesta quinta-feira (5) se repetiu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O indicado foi Valdiney Veloso Gouveia, o candidato menos votado da lista tríplice na consulta pública. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, Veloso assumirá o cargo na próxima quarta, dia 11. A chapa Orgulho de ser UFPB encabeçada por Valdiney e Liana Filgueira Albuquerque ficou em terceiro lugar, com 106.496 votos. Já Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, da chapa Inovação com Inclusão, vencedoras da consulta online, somaram 964.518. Gouveia e Filgueira ficarão na gestão da reitoria da UFPB até 2024.

Leia também: PV vai ao STF para que reitores eleitos sejam nomeados por Bolsonaro

Segundo o boletim de apuração, participaram da consulta on-line 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70% para docentes.

Historicamente o nome escolhido é o primeiro da lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC), porém, o presidente tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos nomes, de acordo com a Constituição.

Recentemente, Bolsonaro nomeou reitores menos votados em universidades federais do Triângulo Mineiro (UFTM), Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jequitinhonha (UFVJM), Ceará (UFC), Fronteira Sul (UFFS) e Espírito Santo (UFES), por exemplo.

Quem é Valdiney Gouveia

Valdiney Veloso é formado Psicologia na Universidade Federal da Paraíba e Direito (Unipê) e dá aulas para estudantes dessa área na UFPB. Ele também é especialista em psicometria, com mestrado e doutorado em Psicologia Social.

Com informações do UOL e Paraiba.com.br



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: